... loading ...

13 de março de 2011

Não é fácil ser verde

Palestra de inspiração na PUC-PR. Foto por Paula Raché.

"Sustainability Materials and Design", ou Sustentabilidade, Materiais e Design. Esse é o tema da palestra seguida de workshop que participei ontem e hoje no campus da PUC-PR. Apresentados pelo designer holandês e professor da Universidade de Arte de Bremen, Aart van Bezooyen e pela designer e ilustradora alemã Paula Raché, o evento teve o intuito de mostrar a importância da visão sustentável no desenvolvimento de novos materiais.

Esse evento faz parte de um projeto maior, entitulado "It's Not Easy Being Green", em que Aart e Paula pretendem por seis meses passando por alguns países europeus, latinos e asiáticos, além da Oceania, expor a importância da sustentabilidade no desenvolvimento de novos materiais e do design como processo criativo.
Como sempre, os europeus estão muitos passos a frente de nosso "mundinho do design corporativo" brasileiro, dando ampla importância às novas tecnologias e às boas idéias. Infelizmente ainda há muitos profissionais que acham que design e pesquisam nunca deveriam se conhecer. Falta-nos o empreendedorismo na busca de novos materiais e processos e ousadia em muitos dos projetos industriais. As indústrias brasileiras querem resultados, lucros imediatos, e na minha opinião não se interessam o suficiente em investir em novas tecnologias. Quantas matérias-primas de qualidade e diferenciadas, limpas e renováveis, teríamos a nossa disposição se explorássemos mais a capacidade criativa dos jovens estudantes, se os incentivássemos, através de eventos como esse, a explorar melhor os sentidos.
Para saber mais sobre o evento, itinerários, fotos, acesse o site oficialwww.itsnoteasybeinggreen.net/ ou a página no Facebook: www.facebook.com/pages/Its-Not-Easy-Being-Green/148951068496303.

Para conhecer mais sobre Aart van Bezooyen e como sua empresa fatura com o desenvolvimento de novos materiais acesse: materialstories.com.

Nenhum comentário: